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Conhecendo os principais solos do litoral do Paraná

CONHECENDO OS PRINCIPAIS SOLOS DO LITORAL DO PARANÁ
Abordagem para educadores do ensino fundamental e médio
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O "Projeto Areia na Escola (PAE): formação de educadores, divulgação científica e produção didático-pedagógica" tem como um dos objetivos fundamentais a ampliação do acesso aos saberes sobre o ensino de ciências do solo aos estudantes e professores da educação básica da região litorânea do Paraná. Para tanto, faz-se fundamental o estabelecimento de ações conjuntas entre as escolas municipais e estaduais, as Universidades e as comunidades onde as referidas instituições estão localizadas. Entende-se que tais ações podem auxiliar no processo de desenvolvimento da região, portanto, os conhecimentos, ações e projetos voltados à sustentabilidade em âmbito local e regional devem ser socializados.

Somado a isso, compreendemos que as concepções modernas da Ciência resultaram, não raro, na desqualificação e desconsideração de diversos saberes, a exemplo do que se observa dos saberes populares produzidos pelas comunidades e estudantes delas provenientes.

Em geral, esses saberes genericamente denominados de locais não estão pautados nas propostas e/ou diretrizes curriculares, e muito menos nos livros e materiais didáticos amplamente utilizados nas redes de educação básica. A ausência de tais conhecimentos nos currículos oficiais tem a potencialidade e, não raros os casos, produzem o silenciamento e a perda da identidade local, bem como dos princípios que regem ou regiam suas vidas e relações.

A popularização dos conhecimentos sobre solos se faz necessária, não como imposição de um novo saber às comunidades e/
ou aos lugares, mas como possibilidade de dialogar com os saberes locais e criar novos conhecimentos que possam melhor qualificar a vida de seus sujeitos.

Portanto, com essa intencionalidade e nesse contexto, avançamos com a discussão da temática: solos; como possibilidade didático-pedagógica de ampliar o conhecimento e as múltiplas relações com as diferentes áreas. Nessa senda, o estudo do solo pode se configurar como um grande tema gerador e dialogar com temáticas como: uso e ocupação do solo urbano e rural, impactos ambientais, sustentabilidade local, agricultura familiar, entre outras. Deste modo, contemplamos encaminhamentos metodológicos que promovem o estímulo, a produção, registro, sistematização, divulgação e debate dos saberes voltados à compreensão das múltiplas determinações que afetam o uso e ocupação do solo nos municípios do litoral do Paraná.

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