Notícias

Levantamentos começam no início de 2018 e se estendem até 2030. Captação de recursos, parcerias e a conscientização são desafios para o Projeto.

Lançado no início deste ano, o PronaSolos tem como objetivo retomar os levantamentos pedológicos no país, a fim de gerar uma base de dados integrada, na qual as informações provenientes de trabalhos anteriores e as que vierem a ser produzidas estejam organizadas e sistematizadas para consulta do público em geral. O último levantamento de solos realizado no Brasil foi o projeto Radam, da década de 70. O que torna flagrante a necessidade de atualização dos dados.

Leia mais...

A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) representa quem faz a Ciência do Solo no Brasil e, para isso, precisa do apoio de todos. Uma sociedade científica forte e atuante só é possível quando reúne pessoas e instituições de todo o Brasil dispostos a apoiá-la e fortalecê-la. Para isso é preciso associar-se e participar ativamente de suas atividades.

Leia mais...

Sócia do NEPAR-SBCS representou o Brasil no evento da ONU sobre clima

A 23ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP) foi realizada em Bonn, na Alemanha entre os dias 6 e 18 de novembro deste ano e contou com a presença de 200 países. Participam desse evento praticamente todos os países do mundo que devem chegar a um acordo para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa, que resulta no aquecimento global. O objetivo do encontro é ratificar um protocolo referente às reduções dos gases do efeito estufa, entre as ações mitigadoras está a adoção global da Agricultura Conservacionista, alinhados com o projeto de desenvolvimento sustentável proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). Marie Bartz que é sócia do NEPAR-SBCS, representou a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, que é membro do GCAN (Global Conservation Agriculture Network).

Leia mais...

Evento pretende reunir profissionais atuantes na educação e no campo para debater os novos desafios e gerar inovação nas práticas educativas da ciência do solo.

O Simpósio Brasileiro de Educação em solos (SBES) pretende fomentar a discussão e a troca de informações de projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas relacionadas à ciência do solo, com o objetivo de debater os novos desafios, gerar inovação nas práticas educativas e disseminar a importância da ciência do solo.

Leia mais...

O evento busca implementar a agricultura conservacionista no país latino

O Colóquio Internacional de Conservação da Agricultura foi realizado em Havana entre os dias 6 a 10 de novembro deste ano, e teve a participação de três brasileiros, sendo dois deles da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Rafael Fuentes Llanillo do NEPAR-SBCS e Leandro do Prado Widner do NRS-SBCS. O evento foi organizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), contando com o apoio do Ministério da Agricultura de Cuba e da União Europeia. Pesquisadores da Espanha, Índia e Vietnam também participaram do encontro na capital cubana.

Leia mais...

Data chama atenção para a necessidade de ações com foco em manejo e conservação. Sociedade, políticos e agricultores precisam trabalhar em conjunto!

Instituído pela União Internacional de Ciência do Solo (International Union of Soil Sciences IUSS), o Dia Mundial do Solo é celebrado desde 2002. Para este ano, a FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) escolheu como tema central "Cuidar do planeta começa a partir do solo". Chamando atenção para importância da preservação do solo na solução de questões como:

Leia mais...

O Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) em parceria com o Programa de Pós-Graduação de Ciência do Solo e o Programa de Extensão Universitária Solo na Escola da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão realizando uma exposição em comemoração ao Dia Mundial do Solo, de 4 a 9 de dezembro em Curitiba. O evento tem como responsável a Dra. Fabiane Vezzani, professora da UFPR e coordenadora da comissão de História, Epistemologia e Sociologia da Ciência do NEPAR-SBCS. A exposição conta ainda com o apoio do escritório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) da Região Sul e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-PR).

Leia mais...

Encontro ficou marcado pela elaboração do Manual Técnico de Manejo e Conservação do Solo”.

No dia 21/11 o Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS), representado pelo diretor Oromar João Bertol e pelo vice-diretor Jeferson Dieckow, se reuniram com os dirigentes da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) para tratar do Manual Técnico de Manejo e Conservação do Solo para o Estado do Paraná. A reunião teve o propósito de informar a respeito do andamento dos trabalhos de elaboração do Manual, uma vez que as referidas instituições são demandantes da obra.

Leia mais...

Os exemplares estarão disponíveis a partir do dia 18 de dezembro

As Instituições de ensino e pesquisa envolvidas com Ciência do Solo receberão 200 exemplares do “Manual de Adubação e Calagem para o Estado do Paraná”, publicado recentemente pelo Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS). Os livros serão doados pelo SENAR-PR, com o propósito de difundir no meio acadêmico-científico o conhecimento sobre recomendação de adubação e calagem e assim contribuir à formação qualificada de profissionais de Agronomia e à própria pesquisa em solos; que também são formas de levar esse conhecimento ao campo.

Leia mais...

Das 14 Instituições de Ensino Superior de Agronomia mais bem conceituadas do país, segundo o ENADE 2016, sete estão localizadas em território paranaense

O estado do Paraná se consagra como pólo agrícola em mais uma vertente. De acordo com o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE 2016, divulgado em setembro deste ano, das 14 Instituições de Ensino Superior de Agronomia mais bem conceituadas do país, sete estão localizadas em território paranaense. Ao todo, foram avaliados 11.180 estudantes de 253 cursos de Agronomia em todo o Brasil. Minas Gerais foi o estado com mais instituições participantes, somando 39; seguido por São Paulo, com 33 e Paraná, com 27 cursos de agronomia avaliados.

Leia mais...

Criação de sites e lojas virtuais