(42) 3220-3738 //  contato@sbcs-nepar.org.br

Notícias

No dia 03 de julho de 2019, integrantes da Comissão Organizadora da VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo realizaram a Contribuição Social do respectivo evento. Na ocasião, foram capacitados agricultores da região de Ponta Grossa, no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) – Polo Regional de Ponta Grossa, sob coordenação da Dra. Josiane Bürkner dos Santos e apoio do auxiliar técnico Dácio Benassi. Também foi realizada a visita técnica “Manejo e Conservação da Água e do Solo na Região dos Campos Gerais”

Foram visitadas 03 (três) trincheiras com solos tipicamente usados na agricultura da Região dos Campos Gerais (Latossolo e Cambissolos). Durante as visitas, foram discutidos assuntos diversos referentes ao manejo destes solos: limitações, usos e atributos destes solos na Região. Os agricultores e técnicos tiveram a oportunidades de entrar nas trincheiras, manusear os solos, inquerir e discutir sobre as situações aventadas durante a explanação da pesquisadora Dra. Josiane Bürkner dos Santos.

Na sequência foi apresentado o experimento de Rotações de Culturas, onde foi reunidas informações de manejo e conservação daquela classe de solo sobre o qual está instalado o referido estudo. Em resumo, a capacitação técnica foi uma extensão dos assuntos e temas abordados na VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo.

 f2

f3

f4

f5

f6

f7

Curitiba, 10 de setembro de 2019.

O Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) repudia o fato ocorrido no dia 31 de agosto de 2019, na Fazenda Escola Capão da Onça da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde 03 (três) docentes efetivos do Departamento de Ciência do Solo e Engenharia Agrícola – Professora Associada Dra. Neyde Fabíola Balarezo Giarola, Professor Adjunto Dr. Fabrício Tondello Barbosa e Professor Associado Adriel Ferreira da Fonseca – foram impedidos, sem qualquer comunicação prévia oficial, de conduzir turma de aproximadamente 50 (cinquenta) estudantes (graduação e pós-graduação), produtores rurais, técnicos, representantes de associação e conselho de classe, para adentrar a área onde estão sendo realizadas as pesquisas referentes ao projeto da Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada, como parte da atividade de extensão e capacitação técnica, apoiadas pela Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREAPR) e Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS). Os docentes acima mencionados relataram que eles e o grupo de visitantes tiveram dificuldade de acesso a área, sendo solicitado pelos servidores lotados na Vigilância da UEPG a se retirarem do local, por ordem expressa da Administração da Fazenda Escola Capão da Onça da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Destaca-se que os docentes, além de ficarem constrangidos publicamente, foram impedidos de exercer a sua atividade profissional como Professor de Ensino Superior, Pesquisador e Engenheiro Agrônomo.

 

Atenciosamente

Dra. Graziela Moraes de Cesare Barbosa Vice-Diretora (Biênio 2019-2021)

 

2019-09-10_Nota-de-Repudio

 

 

O Diretor do Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) – Prof. Dr. Adriel Ferreira da Fonseca foi indicado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG) para representar, no dia 05 de setembro de 2019, os Engenheiros Agrônomos e os Cientistas do Solo na “Quinta com Café”, oferecida pelo Sindicato Rural de Ponta Grossa, Rua Coronel Theodoro Rosas, 1384 – Centro, Ponta Grossa (PR), 84010-180.

O Sindicato Rural de Ponta Grossa, por ocasião da “Quinta com Café”, tem convidado autoridades e especialistas nos mais diversos assuntos de interesse para o setor agropecuário. O foco principal do evento do dia 05 de setembro de 2019 foi a repercussão positiva do “Minicurso Conservação dos Solos em Sistema de Produção de Grãos”, realizado nos dias 30 e 31 de agosto de 2019, na AEACG, com apoio financeiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), e participação efetiva de integrantes do NEPAR-SBCS.

O Diretor do NEPAR-SBCS também comentou, para o público presente (produtores rurais, técnicos atuantes no setor agrícola e pecuário, e profissionais da imprensa) sobre a importância dos projetos de Pesquisa em Manejo e Conservação de Solo e Água” (http://www.redeagropesquisa.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3), ações do NEPAR-SBCS, por meio de publicações (como por exemplo, o livro Manual de Manejo e Conservação do Solo e da Água para o Estado do Paraná) e eventos, visando o uso sustentável dos solos no Estado.

O Sindicato Rural de Ponta Grossa, por meio do seu Presidente – Sr. Gustavo Ribas Netto informou que a instituição tem grande interesse em estabelecer sólida parceria com o NEPAR-SBCS. A Revista Mais Rural, do Sindicato Rural de Ponta Grossa, cobriu o evento com muito profissionalismo e todas as informações estão no Facebook (https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2357941864426669&id=1648555515365311).

SINDICATO1

Por ocasião da sua participação no 26º Fórum de Docentes e Discentes (07 a 09 de agosto de 2019, no Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC, Foz do Iguaçu, PR), o Diretor do Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) – Prof. Dr. Adriel Ferreira da Fonseca se reuniu com o Prof. Dr. Aldo Bona Filho – Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná. O Superintendente proferiu a palestra de abertura do evento (https://portaldaeducacao.crea-pr.org.br/arquivos/2019/08/Palestra%20magna%20Ciencia,%20tecnologia%20e%20inovacao%20no%20estado%20do%20Parana.pdf).

O Diretor do NEPAR-SBCS apresentou os principais objetivos e metas da atual gestão, que também são de interesse do Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Foram discutidas as principais ações e resultados da Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada (http://www.redeagropesquisa.pr.gov.br/modules/conteud"o/conteudo.php?conteudo=1), na qual o NEPAR-SBCS desempenha relevante papel quanto à “Pesquisa em Manejo e Conservação de Solo e Água” (http://www.redeagropesquisa.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3).

A reunião foi promissora e o Prof. Bona Filho garantiu apoio da Superintendência para a realização da VII Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS), que ocorrerá em Guarapuava (PR). O Prof. Bona Filho, que foi reitor durante duas gestões na Unicentro, salientou que para ele é uma satisfação o Grupo de Solos da Agronomia desta instituição organizar evento de tal importância para o Estado do Paraná, em parceria com o NEPAR-SBCS.

O Diretor do Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) – Prof. Dr. Adriel Ferreira da Fonseca participou do 26º Fórum de Docentes e Discentes, que ocorreu no período de 07 a 09 de agosto de 2019, no Centro Universitário Dinâmica das Cataratas – UDC, localizado na Rua Castelo Branco, 349, Foz do Iguaçu (PR). Esse evento é promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) e ocorre anualmente. Mais informações poderão ser obtidas por meio de acesso ao endereço https://portaldaeducacao.crea-pr.org.br/forum-de-docentes.php.

Por ocasião do 26º Fórum de Docente e Discentes, o Diretor do NEPAR-SBCS se reuniu com o Presidente do CREA-PR – Eng. Civil Ricardo Rocha de Oliveira. Durante a reunião, foram abordadas ações estratégicas do NEPAR-SBCS que são de interesse do CREA-PR, no sentido de fortalecer ambas as instituições. O Diretor do NEPAR-SBCS, que também coordenou a VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo – RPCS (http://www.rpcs2019.com.br) aproveitou a oportunidade para agradecer pessoalmente o Presidente do CREA-PR pelo apoio financeiro. O Presidente do CREA-PR destacou que será de grande valia a parceria estabelecida com o NEPAR-SBCS e confirmou apoio para as próximas edições da RPCS.

Trata-se da maior honraria concedida pela SBCS a um único profissional que tenha, contribuído extraordinariamente para o avanço da ciência ou da tecnologia na ciência do solo brasileira. Pela primeira vez a premiação foi concedida a uma mulher.

A pesquisadora da Embrapa Soja, Mariangela Hungria da Cunha, foi agraciada com o Prêmio Antonio Carlos Moniz de Ciência do Solo (ACM). Além de ser uma das pesquisadoras brasileiras mais produtivas do país na área de Biotecnologia do Solo, ela é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, desde 2008, e acumula uma série de premiações de grande relevância nacional e internacional ao longo de sua carreira, entre elas, o título de Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República pela contribuição nas Ciências Agrárias.

Saiba mais em:

https://www.sbcs.org.br/?noticia_geral=mariangela-hungria-recebe-o-premio-antonio-carlos-moniz-de-ciencia-do-solo

 

O Diretor do Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) – Prof. Dr. Adriel Ferreira da Fonseca e o Ex-Diretor desta instituição – Dr. Oromar João Bertol visitaram, na manhã do dia 30 de julho de 2019, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), localizada na Rua Marechal Deodoro, 450 – 14º andar, Curitiba (PR). Na ocasião, o Diretor e Ex-Diretor do NEPAR-SBCS foram muito bem recebidos pela Diretoria do Sistema FAEP/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Paraná (SENAR-PR), representada pelo seu Presidente, Sr. Ágide Meneguette, pelo Assessor da diretoria Sr. Ronei Volpi, e pelo Técnico do Departamento Econômico e Secretário Executivo do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná – PROSOLO, Eng. Agr. Werner Hermann Meyer Junior.

A audiência na FAEP, agendada pelo Ex-Diretor do NEPAR-SBCS, foi estratégica para apresentação da nova diretoria (do NEPAR-SBCS) e reafirmação do papel desta instituição como agente integrador das ações de ensino, pesquisa, inovação e extensão da Ciência do Solo no Estado do Paraná. O Dr. Oromar enalteceu a parceria que sempre houve entre o Sistema FAEP/SENAR-PR e o NEPAR-SBCS, principalmente na condução do PROSOLO e da Rede de Agropesquisa, e expressou votos de continuidade desta parceria no nível elevado que sempre se deu. O Diretor atual do NEPAR-SBCS, Prof. Dr. Adriel Ferreira da Fonseca, salientou que as gestões anteriores desempenharam excelente trabalho, sobretudo, quanto ao lançamento de 02 (dois) livros textos (Manual de Calagem e Adubação para o Estado do Paraná, e Manual de Manejo e Conservação da Água e do Solo para o Estado do Paraná), apoiados financeiramente pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. O Dr. Adriel também expressou seus sinceros agradecimentos, em nome do NEPAR-SBCS e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pelo apoio financeiro que a FAEP disponibilizou, por meio do SENAR-PR, à VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo, realizada de 28 a 31 de maio de 2019, em Ponta Grossa (PR).

A diretoria da FAEP salientou a importância da Rede Agropesquisa no tocante as pesquisas que estão sendo desenvolvidas nas diferentes regiões do Paraná para a resolução do principal problema da agropecuária paranaense, na atualidade: conservação do solo. O NEPAR-SBCS, nesse contexto, tem papel fundamental no tocante à mediação de conflitos e articulação das instituições de ensino superior (IES), pesquisa e extensão do Estado do Paraná para que a Rede de Agropesquisa alcance os objetivos propostos.

O Diretor do Núcleo Estadual da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) – Prof. Dr. Adriel Ferreira da Fonseca participou, nos dias 20 e 21 de julho de 2019, da 9º Reunião do Conselho Diretor da SBCS, no Comfort Hotel Cuiabá, localizado na Av. Dr. Hélio Ribeiro, 896 - Eldorado, Cuiabá (MT). Na ocasião, o Prof. Adriel apresentou as atividades realizadas pela Diretoria anterior (Gestão 2017-2019) e o plano de objetivos e metas da Diretoria atual do NEPAR (Gestão 2019-2021).
Os assuntos abordados na referida reunião foram devidamente reportados pela jornalista da SBCS – Sra. Lea Medeiros, e encontra-se disponível no site desta instituição (www.sbcs.org.br), bem como no seu respectivo Facebook (https://www.facebook.com/sbcs.solos). Mais informações sobre os resultados dessa reunião também serão apresentadas/discutidas na Assembleia da SBCS por ocasião da realização do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, no dia 23 de julho de 2019.

Professores da rede pública estadual do Paraná (NRES Curitiba, Metropolitana Sul e Metropolitana Norte) poderão se inscrever no curso "Solos para Professores do Ensino Fundamental e Médio", que será nos dias 21 e 22/08/2019. O curso será ministrado por docentes do Programa Solo na Escola/UFPR. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas com o técnico pedagógico de educação ambiental do seu NRE.

Diretor e Ex-Diretor do NEPAR têm audiência com o Secretário da SEAB

O Diretor do Núcleo Estadual da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) – Prof. Dr. Adriel Ferreira da Fonseca e o Ex-Diretor desta instituição – Dr. Oromar João Bertol visitaram, na tarde do dia 10 de julho de 2019, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), localizada na Rua dos Funcionários, 1559, Curitiba (PR). Na ocasião, o Diretor e Ex-Diretor do NEPAR foram muito bem recebidos pela equipe da SEAB, bem como pelo Secretário de Estado – Sr. Norberto Anacleto Ortigara.

A audiência com o Secretário de Estado, devidamente agendada pelo Ex-Diretor do NEPAR, foi estratégica para apresentar a nova diretoria do NEPAR, proporcionar maior aproximação das instituições e proceder a entrega, em mãos, de 01 (um) exemplar do Manual de Manejo e Conservação da Água e do Solo para o Estado do Paraná, recém-lançado na VI Reunião Paranaense de Ciência do Solo (www.rpcs2019.com.br). O Diretor atual do NEPAR – Prof. Dr. Adriel Ferreira da Fonseca salientou que a gestão anterior fez excelente trabalho, sobretudo, quanto ao lançamento de 02 (dois) livros textos (Manual de Calagem e Adubação para o Estado do Paraná, e Manual de Manejo e Conservação da Água e do Solo para o Estado do Paraná) e aproximação com os setores produtivo e governamental. A gestão atual visa consolidar essas parcerias e fortalecer ainda mais o papel do NEPAR-SBCS no tocante à pesquisa, inovação e desenvolvimento da Ciência do Solo no Estado.

Recentemente, a diretoria do NEPAR-SBCS aprovou a contratação de uma empresa para proceder a reestruturação e manutenção da sua homepage, e ainda, facilitar aproximação desta instituição com público mais jovem, por meio do Youtube, Facebook e Instagram. No próximo mês, a nova homepage estará disponível, bem como a venda online de livros publicados pelo NEPAR-SBCS, de forma totalmente inovadora e segura.