Notícias

Reportagem do NEPAR-SBCS traz balanço das cinco edições do evento

A Reunião Paranaense de Ciência do Solo (RPCS) é um evento técnico científico regional conceituado nacionalmente. Promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), é realizado de forma bianual e tem como objetivo ser um fórum para a discussão dos principais problemas e divulgação das novas pesquisas relacionadas ao uso do manejo e conservação dos solos paranaenses. Com nove anos de existência, a RPCS é uma excelente oportunidade de intercâmbio de conhecimentos e troca de experiências e informações científicas para extensionistas, profissionais, pesquisadores, professores, alunos e empresários do ramo.

Leia mais...

O IX Simpósio Brasileiro de Educação em Solos (SBES), realizado entre os dias 15 a 18 de maio em Dois Vizinhos-PR, trouxe bons resultados. O evento foi organizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Dois Vizinhos-PR e foi promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência dos Solos (SBCS) através do Núcleo Estadual Paraná (NEPAR). O simpósio contou com a presença de estudantes de graduação, pós-graduação, professores de ensino superior e básico, extensionistas, pesquisadores e especialistas que atuam na Ciência do Solo diferentes instituições do país.

Leia mais...

Simpósio Brasileiro de Educação em Solos (SBES) chama atenção para necessidade de conscientizar toda a população sobre esse importante recurso natural

A IX edição do Simpósio Brasileiro de Educação em Solos (SBES) será realizada de 15 a 18 de maio, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos. O evento pretende fomentar a discussão e a troca de informações de projetos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas relacionadas à ciência do solo, com o objetivo de debater os desafios e gerar inovação nas práticas educativas.

Leia mais...

Biografia recém-publicada de Herbert Bartz conta a trajetória do agricultor paranaense

Uma vida inteira voltada para a agricultura e conservação do solo, isso resume a história de Herbert Bartz, pioneiro do Plantio Direto (PD) no Brasil. Tudo começou na década de 70, buscando melhorar a produção de alimentos prejudicados pela erosão, o agricultor viajou para os Estados Unidos com o objetivo de encontrar um mecanismo para solucionar o problema. Após retornar ao Brasil, Bartz implantou o PD nas suas lavouras em Rolândia-PR. Essa prática contou com o auxílio de maquinário americano, que consiste em plantar sem arar a terra, protegendo o solo do processo erosivo.

Leia mais...

Relatório da FAO alerta para degradação do solo em escala mundial e programa de pesquisa busca retomar práticas conservacionistas no Paraná

No dia 15 de abril celebra-se o Dia Nacional da Conservação do Solo. A data foi instituída por uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em novembro de 1989, como homenagem ao conservacionista americano Hugh Hammond Bennett. A comemoração trouxe à tona um importante debate não somente para profissionais e técnicos ligados à agricultura e produtores rurais, mas para toda a sociedade, como faz questão de ressaltar Maria de Fátima Guimarães. “O tema não afeta só agricultores. Quando falamos em enchentes ou quando falamos de assoreamento dos rios e das barragens, isso afeta a todos”, explica a professora de agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Dra. Maria de Fátima Guimarães.

Leia mais...

Os interessados em participar do IX Simpósio Brasileiro de Educação em Solos (SBES) terão até o dia 15 de março para realizar a inscrição com descontos. O evento será realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Dois Vizinhos-PR entre os dias 15 e 18 de maio. O Simpósio é parte da divisão de Solo, Ambiente e Sociedade, da Sociedade Brasileira de Ciência do solo (SBCS) e tem o apoio do NEPAR-SBCS e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento é voltado para professores de universidades e escolas que ensinam sobre solos e para agrônomos e demais profissionais que atuam com extensão rural.

Leia mais...

É preciso conscientizar produtores e profissionais já que, mesmo Estados com forte tradição na conservação, como o Paraná, tem sofrido com problemas como a erosão.

Boas práticas de manejo de solo e água são a base para garantir produtividade, sustentabilidade e longevidade para a lavoura. Muito se discute sobre como conscientizar produtores e profissionais ligados ao campo já que, mesmo Estados brasileiros com forte tradição na conservação de solo, como o Paraná, tem sofrido com problemas como a erosão.

Leia mais...

Inovação permite armazenamento e distribuição de uma grande quantidade de dados a produtores e pesquisadores, otimizando o acesso à informação

A tecnologia tem levado avanços para as mais diversas áreas do conhecimento e com a agricultura, não é diferente. O mapeamento de solos tem sido influenciado pela computação e a alta capacidade de processamento de dados. O resultado? Informação do solo de maneira muito mais rápida, detalhada e diversificada para ser utilizada na agricultura de precisão, ordenamento do território, definição de políticas públicas, zoneamentos agroclimáticos, entre tantas outras aplicações possíveis.

Leia mais...

O Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR-SBCS) informa que o Manual de Adubação e Calagem para o Estado do Paraná está novamente disponível para venda.

Leia mais...

Levantamentos começam no início de 2018 e se estendem até 2030. Captação de recursos, parcerias e a conscientização são desafios para o Projeto.

Lançado no início deste ano, o PronaSolos tem como objetivo retomar os levantamentos pedológicos no país, a fim de gerar uma base de dados integrada, na qual as informações provenientes de trabalhos anteriores e as que vierem a ser produzidas estejam organizadas e sistematizadas para consulta do público em geral. O último levantamento de solos realizado no Brasil foi o projeto Radam, da década de 70. O que torna flagrante a necessidade de atualização dos dados.

Leia mais...

Criação de sites e lojas virtuais