Apresentação

O Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, também designado pela sigla NEPAR, teve a sua constituição autorizada pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo  por  Assembléia  Geral  Ordinária  realizada  em  18  de  julho  de  2003,  sendo  constituído juridicamente em 23 de julho de 2012 como uma associação civil, científica, de âmbito estadual, de direito privado, sem fins lucrativos, de finalidade científica e cultural e de utilidade pública.

A  sede  oficial  e  permanente  situa-se  na  Secretaria  do  Departamento  de  Solos  e Engenharia Agrícola, Rua dos Funcionários, 1540, Bairro Cabral, CEP 80035-050, Curitiba. A sede  administrativa  e para correspondências  é de caráter temporário,  definida pela Diretoria eleita a cada dois anos, e atualmente situa-se  no Instituto agronômico do Paraná  –  IAPAR,  Área de Solos,  Rodovia Celso Garcia Cid, km 375,  Caixa Postal 481 -  Cep:86001-970,  Londrina –  Paraná.

O NEPAR tem como missão congregar os profissionais atuantes em Ciência do Solo no Estado do Paraná, bem como as instituições nas quais trabalham, visando o desenvolvimento da Ciência  do  Solo  com  o  aprimoramento  das  atividades  de  pesquisa,  ensino,  extensão  rural  e assistência técnica, resultando no adequado uso, manejo e conservação do solo e da água nos meios rural e urbano, alargando as possibilidades do desenvolvimento sustentável. Para isso, está estruturada em Comissões Especializadas.

São finalidades do NEPAR:

  1. Promover e incrementar a aproximação e o intercâmbio intelectual daqueles que atuam na pesquisa, no ensino, na divulgação ou em atividades técnicas para o conhecimento e melhor utilização do solo e da água no Estado do Paraná.
  2. Difundir  o  conhecimento  dos  métodos  científicos  e  das  técnicas  racionais  de exploração e conservação do solo e da água.
  3. Tratar da adequação e uniformização da nomenclatura e representação do solo, bem como dos métodos de análise e seus controles de qualidade.
  4. Colaborar e zelar pelo aperfeiçoamento das ferramentas de estudo e classificação do solo  para  os  diversos  fins,  a  exemplo  do  Sistema  Brasileiro  de  Classificação  de  Solos,  e  do detalhamento dos Levantamentos de Solos do Brasil.
  5. Estimular a formação de Recursos Humanos e de Bibliotecas Especializadas, Museus e Centros de Referência na Área de Ciência do Solo.

Para atingir suas finalidades, o NEPAR:

  1. promoverá  reuniões,  simpósios,  cursos,  seminários  e  outros  eventos  técnicocientíficos, envolvendo pesquisadores, professores, profissionais e técnicos bem como agentes de extensão rural e assistência técnica e estudantes para discussão de temas relacionados à área de Ciência do Solo;
  2. estimulará seus associados à produção de relatórios, artigos, livros, vídeos, mapas, programas computacionais, marcas e patentes e outros relativos à Ciência do Solo, bem como poderá editar, promover, divulgar;
  3. subsidiará, tecnicamente, a atuação de órgãos públicos e privados em relação à missão do  NEPAR-SBCS,  manifestando-se  a  respeito  do  impacto social,  econômico  e  ambiental  dos projetos e medidas que estes órgãos vierem a tomar;
  4. contribuirá com a análise da política governamental de ensino, pesquisa, assistência técnica,  crédito  e  extensão  rural  e  atuará  para  que  a  mesma  seja  ajustada  aos  interesses  do desenvolvimento da agropecuária;
  5. poderá prestar consultoria técnico-científica, sob demanda, remunerada ou não.

Criação de sites e lojas virtuais